segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

INTERNET É ALTERNATIVA PARA POPULARIZAR A MÚSICA PRODUZIDA NO MARANHÃO


Maranhense Phill Veras começa a se destacar no cenário musical brasileiro, por meio de portais especializados em música independente e redes sociais.

POR FÁBIO ALLEX

A música produzida no Maranhão acalantando ouvidos no Brasil afora. João do Vale, Alcione, Antonio Vieira, Claudio Fontana, Cecílio Nena, Nonato Buzar, Tião Carvalho, Zeca Baleiro, Rita Ribeiro, Tribo de Jah, Ana Torres, Flávia Bittencourt, Bruno Batista, Nosly. Estes são alguns dos artistas maranhenses que já puderam, em algum momento, ou podem ser aplaudidos fora dos seus locais de origem, guardadas, claro, as devidas proporções e épocas.

Zeca Baleiro, cantor e compositor maranhense de maior repercussão em nível nacional

Bruno Batista

Flávia Bittencourt

Pela quantidade, entretanto, de talentos germinados no território um dia liderado pelo Senhor de La Ravardière, pressupõe-se ser ainda muito pouco a leva que ultrapassa os limites geográficos dos emaranhados nordestinos. Os motivos determinantes (ou mesmo influenciáveis) para estagnar a proliferação desse processo cultural, seriam vários.

Falta de apoio para divulgação e gerenciamento das carreiras, seja da iniciativa pública ou privada; não ter vínculo com a indústria fonográfica; distância do eixo Rio - São Paulo, que é a maior vitrine do mercado cultural do país; além, às vezes, da escassez de profissionalização dos próprios músicos, por terem que ter trabalhos paralelos sem nenhuma relação com a música.

Na contramão, porém, do mercado, pelas vias alternativas do fenômeno cultural, que insistem em não findar, apropriando-se, sobretudo, dos mecanismos tecnológicos contemporâneos, favoráveis e indispensáveis ao sistema de difusão, como a internet, o seio criativo maranhense talvez ainda não tenha apresentado tamanha fertilidade e abundância ao mesmo tempo. Dos postulantes a adentrarem os demais solos brasileiros, artistas potenciáveis como as bandas Soulvenir; Kazamata; Beto Ehong e Canelas Preta; os cantores Djalma Lúcio; Elizeu Cardoso; Madian e o Escarcéu; e Acsa Serafim são alguns exemplos, que, gradativamente, vêm cativando públicos em casas de shows e em redes sociais.

Soulvenir

Acsa Serafim

Phill Veras

Phill Veras Contudo, um cantor e compositor, em especial, tem chamado mais atenção e recebido elogios com pompa nas redes sociais: Phill Veras, de 21 anos de idade. Um dos ex-vocalistas da extinta banda Nova Bossa – que atuou entre 2008 e 2012 –, Phill não parou, lançou carreira solo, recebeu duas indicações (de revelação de 2012 e melhor música pop, com Valsa e Vapor) ao Prêmio Universidade FM, promovido pela rádio homônima. Já no dia 15 de novembro, também deste ano, teve proclamado pelo portal Musicoteca (http://www.amusicoteca.com.br/?p=7199) – especializado em música independente – seu primeiro EP, intitulado Valsa e Vapor, com cinco canções. O registro é o mais baixado entre os 18 últimos lançamentos realizados pelo portal, com, aproximadamente, 102 downloads por dia e mais de 3568 até a data desta matéria.

O carioca Cícero, por exemplo, um dos artistas da cena indie mais aclamados na internet, com o seu “Canções de Apartamento”, dispobilizado em junho de 2011, recebe cerca de 48 downloads por dia e é o quinto mais baixado da Musicoteca. O mais acessado, até então, é o disco 2 da Coletânea Re-Trato LH, lançado em abril de 2012, que reúne vários artistas interpretando a banda Los Hermanos, com aproximadamente 1128 downloads por dia.

Valsa e Vapor, EP de estreia de Phill Veras, recebe cerca de 102 downloads diariamente


Phill Veras, que compõe desde os 14 anos e já possui um acervo com mais de 70 canções, também disponibiliza vídeos, de algumas de suas melodias, no Youtube. O mais visitado, da música “Pode Vir Comigo”, postado em abril, já ultrapassa a marca de 19622 acessos. No referido acervo de audiovisual, covers de canções do compositor maranhense também já são encontrados, a exemplo da música “Desde Mil Quatrocentos e Tal”, interpretada por Nanda Magalhães. “Essa é uma música que ouvi há pouquinho tempo e que me apaixonei super rápido! O cara que canta ela se chama Phill Veras e é lá do Maranhão”, comentou a jovem Nanda.



No último dia 11, o morador do bairro São Francisco, em São Luís, que já prepara um álbum com cerca de 14 músicas, foi apresentado e entrevistado pela MTV, no portal MTV Escuta (http://blogs.mtv.uol.com.br/escuta/do-maranhao-phill-veras-e-pura-serenidade/). “Escuto muito Caetano Veloso, Marcelo Camelo, Chico Buarque, The Strokes também, mas sobretudo música brasileira”, respondeu Phill, ao portal, sobre suas influências.

Show de lançamento do EP Valsa e Vapor –  Após show no Rio de Janeiro, no formato voz e violão, sendo a primeira fora da sua terra natal, Phill Veras e banda fazem apresentação de lançamento do EP Valsa e Vapor, nesta sexta-feira (21), às 20h, no Teatro da Cidade de São Luís (antigo Cine Roxy), na Rua do Egito. Se Phill será perpetuado como um dos grandes nomes da música popular brasileira, assim como algumas de suas influências e como o maranhense mais representativo Zeca Baleiro, resta esperar. O dia 21 de dezembro de 2012 é uma oportunidade para os ludovicenses entenderem a poesia e a musicalidade do artista que já começou a ser descoberto em outras esquinas do Brasil.

Phill Veras no Teatro da Cidade de São Luís