quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

ENTRE POSSUÍDOS E POSSUIDORES

POR FÁBIO ALLEX

(Publicada no Jornal Pequeno em 10/12/2011)

Uma grande abertura para refletir e discutir nuances cada vez mais comuns em nosso cotidiano, que envolvem o mundo virtual, foi realizada no Auditório José Chagas, durante o penúltimo dia da já saudosa 5ª Feira do Livro de São Luís. O estopim da ocasião surgiu da obra recém-lançada ‘Internautas: os chips reinventando o nosso dia a dia’, organizado por Luiz Antônio Aguiar, do Rio de Janeiro, também um dos autores. “Será que o namoro mudou por causa do Facebook? E o amor, mudou também?” Estas são as primeiras indagações encontradas logo na contracapa da edição.

Internautas: os chips reinventando o nosso dia a dia

Trata-se de uma seleção de 20 contos, de vários autores de localidades distintas do Brasil, dentre eles, o psicanalista maranhense William Amorim de Sousa, autor do conto ‘Feliz Aniversário’ e palestrante da noite.
                                                                                                                                           Foto: Alessandro Silva
Psicanalista William Amorim em palestra na 5ª Felis

 
Amorim coloca em pauta as situações desencadeadas pelo ciberespaço, as quais enveredam para o bem-estar ou não dos internautas, que segundo o livro, “somos todos nós”. Nessa perspectiva, o autor lança olhares para questões que buscam analisar o comportamento do internauta diante dos bens tecnológicos e do vasto acervo de informações disponibilizados na Rede.  “Até que ponto esse assíduo usuário de internet pode tirar proveito dela? Será se os papéis se inverteram? Será se esse mesmo usuário não deixou de possuir a tecnologia para ser possuído por ela? Até que ponto ele consegue discernir a necessidade de usufruir dos aparelhos de última geração entre a vontade compulsiva de apropriar-se deles? Quais são as consequências nos relacionamentos interpessoais?”, disparou o palestrante.                     
            
                                                                                                                                         Foto: Alessandro Silva
Auditório José Chagas (FELIS)

Assim, em meio às inquietações oriundas do virtual, surgem mais indagações e menos respostas, atentando-se às mudanças e às novas perspectivas, sobre as inúmeras possibilidades de comunicação, reais e sempre passivas de transformações.
Ainda que seja possível perceber tais mudanças, não deixa de ser surpreendente a velocidade como elas se impõem e como se, em algum momento, as prioridades de nossas vidas perdessem o rumo por não conseguirmos seguir o mesmo ritmo. Assim, imerso no futuro que já chegou lembrando que cartas são cada vez mais raras e e-mails são cada vez mais sufocantes; que horas e horas são destinadas ao computador, enquanto sobra menos tempo para participar da vida longe da tela, inevitavelmente, não fica difícil acreditar que os internautas somos mesmo todos nós.
                                                                                           Foto: Fábio Allex
Amorim autografando o livro 'Internautas'




Nenhum comentário:

Postar um comentário